Em sua essência, comunicação trata-se de diálogo. Encontrar o equilíbrio entre ouvir e falar em uma conversa é um exercício importante, que passa despercebido algumas vezes, por mais simples que pareça. A habilidade de ouvir é básica para ter sucesso durante uma interação com outros.

Esse é um dos tópicos explorados por Celeste Headlee, jornalista e apresentadora americana, durante sua palestra no TEDxCreativeCoast, “Dez formas de ter uma conversa melhor”.
Durante a conferência, a jornalista apresenta ações que podem melhorar a qualidade dos diálogos, não sendo “truques”, mas, sim, mudanças reais de comportamento.
Ouvir e ter genuíno interesse ao que o outro tem a dizer são os pontos mais importantes, segundo Celeste. Ter em mente que todas as pessoas têm algo a compartilhar é o ponto de partida para se tornar um interlocutor eficiente e dedicado, que valoriza e estimula a fala do outro. Neste sentido, de forma complementar, estar realmente presente e não dividir sua atenção durante uma conversa também gera disposição e concentração durante a interação.
Porém, talvez o exercício mais difícil para muitos seja saber se distanciar das suas próprias certezas para conseguir realmente absorver o que o outro tem a dizer, ainda que não seja algo com o qual se concorde, e de não comparar suas próprias experiências com aquelas apresentadas pela outra pessoa.
Em uma pesquisa divulgada pela Revista Superinteressante, a Universidade de Michigan concluiu que pessoas que acham que sabem de tudo superestimam o próprio conhecimento e evitam opiniões contrárias. Desse modo, os “sabichões”, que são citados por Headlee e pela matéria, perdem oportunidades de trocar visões de mundo e aprender coisas novas, algo essencial para o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.
Os itens compartilhados por Celeste Headlee podem parecer básicos, mas o esforço para colocá-los em prática pode alterar a maneira como a comunicação se dá em todas as relações, corporativas ou não. Essas técnicas são a base para que colaboradores consigam estabelecer diálogos melhores, influenciando a organização de maneira positiva.
Para saber mais sobre aspectos fundamentais da comunicação e todos pontos levantados por Headlee, veja a palestra:.